perigos do cloro no duche
agua pura

ÁGUA PURA

agua pura

ÁGUA PURA

O seu duche é seguro?

Quando pensamos em água para consumo pensamos sobretudo na água que bebemos e isso é perfeitamente natural. Mas a verdade é que também “consumimos” água através de outras formas.

Vivemos numa zona do planeta privilegiada, e um dos privilégios de que dispomos é termos acesso a grande volume de água e a uma água segura para consumo humano.

Quando falamos é água segura queremos dizer desinfectada, garantindo, assim que não iremos adoecer por doenças infecciosas transmitidas por microrganismos contidos na água.

Em 2017, segundo a Organização Mundial da Saúde, 2,1 mil milhões de pessoas no mundo não tinham acesso a água potável, e esse número dá-nos uma noção da dimensão do nosso privilégio.

A desinfecção da água potável foi um dos maiores avanços da saúde pública no século XX.

Como sabemos, cloro adicionado à água garante a sua desinfecção.
No entanto, porque a água em bruto contém matérias orgânica que reagem com o cloro, geram-se subprodutos de desinfecção que são tóxicos – os trihalometanos.
A sua toxicidade, mesmo que em concentrações reduzidas, pode ter efeitos, por acumulação, na saúde humana, assim como na saúde animal.
Os trihalometanos aumentam a sua concentração por accção do calor, como no caso da água aquecida para banho ou duche, agindo directamente na nossa pele, podendo identificar-se a sua presença no sangue, após um duche prolongado. Também podem ser dissipados no vapor de água durante o duche ou quando se enche a banheira para um banho de imersão – neste caso serão inalados quando respiramos.
A pele é o nosso maior órgão, pela extensa superfície que tem e, quando mais longo for o duche, maiores os efeitos na pele e, as concentrações no sangue.

perigos do cloro no duche

Já todos experimentámos na pele a sensação de vermelhidão e/ou comichão localizada depois de um duche ou banho.

BOAS NOTÍCIAS...

O cloro tanto pode ser absorvido pela pele (cujos poros se dilatam com o calor do banho) como pode ser inalado pelo aparelho respiratório através do vapor de água (gerado pelo calor do banho).

A boa notícia é que há forma de evitar esta exposição, colocando filtros de qualidade à saída do duche, pois têm a capacidade de reter estas substâncias! E, claro está, serão eficazes se os substituirmos com a regularidade recomendada pelo fabricante.
Hoje em dia é possível escolher filtros de duche que para além de retirarem o cloro e sedimentos da água, ainda adicionam vitaminas benéficas para a pele e um aroma agradável ao seu duche.

 

DUCHE SEGURO = MAIS SAÚDE!