nutrição

NUTRIÇÃO

nutrição

NUTRIÇÃO

AÇÚCAR - Um perigo real

O consumo constante de açúcar gera níveis crescentes de produção de insulina. Este por outro lado irá condicionar o depósito de gordura (que é a forma do açúcar ser armazenado nas nossas células). Por fim levará ao aumento de peso, e com o passar do tempo à obesidade. 

A lista de doenças que daí podem advir é assustadora e inclui por exemplo a hipertensão arterial, o aumento do colesterol e doenças cardiovasculares. Mas pode incluir ainda a insuficiência renal e perdas de sensibilidade não só com a doença neurológica periférica mas também com a doença da retina, entre outras…

Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes. Como resultado cerca de 5 milhões morrem por ano devido a esta doença.

Talvez não saiba que, ao mesmo tempo, a diabetes e as suas consequências para a saúde dos portugueses consume 1% do produto interno bruto de Portugal.

AÇÚCAR - Um perigo inimigo escondido

O problema é grave porque, acima de tudo, hoje em dia quase todos os alimentos processados têm açúcar na sua composição.

Além disso ainda se estima que um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado.

E o perigo não está apenas nos doces e nas sobremesas porque, desde os cereais às bolachas, passando pela comida pré-cozinhada, pizzas, pão, salgados, etc., quase todos os produtos industriais têm a sua adição de açúcar.

E como sabemos, o consumo de açúcar provoca habituação e  eventualmente adição.

Está nas suas mãos

A boa notícia é que, tal como acontece para os outros hábitos, o consumo de açúcar pode ser alterado.
Aliás, qualquer novo hábito demora apenas 21 dias a ser integrado na nossa rotina. Por conseguinte é possível atenuar o vício do açúcar em pouco tempo.
É possível alterar este hábito de consumo em apenas 1 mês com o propósito de ganhar qualidade de vida durante muitos anos.
Vamos a isso?

Pela sua saúde, procure reduzir o consumo de açúcar: 

Limite (ou elimine) o consumo de refrigerantes.
Evite as bebidas embaladas mesmo que no anúncio pareçam sumos naturais. E lembre que 1L de leite achocolatado tem eventualmente mais açúcar do que 1L de cola.

Reduza o consumo de açúcar refinado.
Corte para metade não só o açúcar no café, chá, leite, etc. mas também na confeção de bolos. E assim que estiver habituado volte a reduzir para 1/4.

Atenção aos cereais no pequeno almoço.
Acima de tudo procure cereais não açucarados . Em seguida pode sempre adoçar de forma natural ou com mel ou com um doce caseiro, ou com a sua fruta preferida.

Evite as bolachas e as barras de cereais.
Para um snack a meio do dia procure frutos secos e sementes. Misture avelãs, nozes, sementes de abóbora ou girassol, passas ou tâmaras… dessa forma pode fazer a sua combinação de acordo com o seu gosto pessoal.

Água – a dica secreta.
Sempre que lhe apetecer um doce, beba um copo de água. Não só vai preencher o estômago como  ainda ajuda a eliminar açúcar pela urina, baixa o nível de açúcar no sangue e contribui para a perda de peso.

Se para além de se hidratar o puder fazer com uma água de qualidade, ionizada e alcalina, ainda melhor.

A fim de conhecer melhor as vantagens, preparámos para sim um pequeno ebook que pode descarregar aqui.

uma_pergunta_nutricao

Com dúvidas? Faça-nos uma pergunta!

Agua pura

Com dúvidas? Faça-nos uma pergunta!